CORRIDA ENDURANCE

27  ABRIL 2024
Proença-a-Nova

Portugal

Horizontes BackYard Ultra
O quintal espera por ti
0
0
0
0
Days
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Sec

CORRIDA ENDURANCE

27 ABRIL 2024
Moitas – Proença-a-Nova

Portugal

€45 (80 vagas)

O quintal é o teu porto de abrigo na Backyard!

A Horizontes Backyard Ultra é uma corrida oficial do calendário Backyard Ultra. Um conceito Americano criado por Lazarus Lake, organizador das famosas e lendárias Maratonas Barkley no Parque Natural Frozen Head, no Tennessee.

A lógica desta corrida é muito simples, completar uma volta (Loop) de 6.706 km no tempo máximo de 1 hora. A cada hora há uma largada / partida e todos têm que completar o “Loop” em menos de uma hora. Se alguém terminar antes, pode descansar enquanto espera o início do novo “Loop”.

6706 m / volta

1 hora / 1 volta

Reinicia a cada hora

Apoio no Quintal

Maior número voltas

Proença-a-Nova

Galeria

Detalhes do Evento

  • Data da Competição: 27 abril 2024
  • Distância: 6,706 km
  • Desnível positivo : 130 m / volta

  • Local : Proença-a-Nova
  • Percurso: Circular
  • Tempo limite: n/a
  • Hora de partida: 10:00h
  • Cerimónia Consagração – Dia de término da prova

Mapa do Percurso

O que dizem os atletas…

Foi em abril de 2022 que tive a minha estreia nas Backyard. Foi em Proença-a-Nova, a primeira prova que anunciou essa modalidade em Portugal.
Foi tudo o que esperava, desafiante e muito dura!
As Backyard são provas muito familiares e sociais e quando se consegue uma empatia entre Organização, atletas e acompanhantes, estão criadas as condições para um ambiente fantástico – e assim aconteceu na Backyard Ultra Horizontes.
Em outubro de 2022 voltei ao quintal de Proença-a-Nova, desta vez com o orgulho imenso de ser um dos 15 atletas que representámos Portugal no World Team Championship.
Em 37 países em simultâneo, num evento síncrono global e transmitido online, realizou-se o Campeonato Mundial de Seleções, sendo que o vencedor de cada país ganharia o direito de estar no ano seguinte nos EUA, no Campeonato do Mundo Individual.
Mais uma vez estivemos em Proença-a-Nova, onde demos o nosso melhor, atletas, Organização e equipas de apoio.
Para primeira participação de uma seleção portuguesa, podemos considerar um sucesso. E uma experiência de vida.

Backyard Ultra – é só mais uma volta.

Alexandre Andrade, Portugal

Dizem “Não há Amor como o primeiro”.

A minha caminhada com a Horizontes começou com a Backyard em 2022 e tenho a felicidade de participar em todas as Backyards organizadas pela Horizontes. Em 2022, com o Mundial de Equipas, e 2023. Apesar de já ter participado em outras Backyards é com a Horizontes que tenho o meu record pessoal, 27 voltas.

A minha experiência com a Horizontes tem sido tão positiva e tão gratificante que termino o ano de 2023 a participar em todas as actividades da Horizontes e se tudo correr bem com sucesso.

Luiz de Ramos, Portugal

Video

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de Privacidade.
I Accept

Regulamento

1. ORGANIZAÇÃO

– A Organização da Horizontes Backyard Ultra é uma coorganização da Horizontes Turismo Desportivo e da Associação Interior Convida.

2. ACEITAÇÃO DAS REGRAS E ÉTICA DA CORRIDA

– A participação na Horizontes Backyard Ultra implica a aceitação expressa e sem reservas do presente regulamento, a ética do evento e todas as instruções enviadas pelo organizador aos participantes.

– É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem a Organização.

3. PARTICIPAÇÃO
3.1 Idade participação

– Para participar deverás ter 18 anos no dia da corrida.

3.2 Inscrição regularizada

– O Termo de Responsabilidade é obrigatório para todos os participantes, e é aceite pelo participante, no decorrer do processo de inscrição.

– Para a participação na prova o atleta deverá ter a sua inscrição previamente regularizada nos prazos estabelecidos e aceitar todas as normas constantes do presente regulamento.

3.3 Condições físicas

Cada participante, com a inscrição, declara estar em uma forma física e mental que lhe permita enfrentar o esforço e assumir o risco desta atividade.

3.4 Respeito pelos participantes, organizadores e outros

– Quem não respeitar os participantes, os organizadores, os parceiros e todos os envolvidos, direta ou indiretamente no evento, será expulso da prova e a Organização reserva-se o direito de apresentar queixa às autoridades competentes, com base na gravidade.

4. INSCRIÇÕES
4.1 Processo inscrição

– A taxa de inscrição é de 45€ e inclui IVA à taxa em vigor.

– As inscrições são efetuadas na página web: www.horizontes.pt

– As inscrirções encerram no dia 15 de Abril de 2024, ou até as 80 vagas disponíveis estarem ocupadas.

– Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.

– O pagamento deverá ser efetuado até 5 dias após a inscrição. Findo este prazo as inscrições não pagas, serão cancelados

NOTA: O envio da fatura deverá ser solicitado por email à Organização, até 15 dias após o pagamento, conforme a lei, indicando o nome, morada e número de contribuinte.

4.2 Condições cancelamento/ troca de inscrição

– Até à data limite de inscrições é permitida a alteração de titular. O cancelamento deve ser solicitado por correio eletrónico para info@horizontes.pt

– Em caso de desistência por parte do participante, ficará o montante desta edição em crédito para o mesmo atleta ou outro que indicar, em exclusivo para a edição de 2025 da Horizontes Backyard Ultra, de acordo com a seguinte tabela:

Tabela de Cancelamento

Cancelamento Montante em crédito
Até 31 de Março/24 75%
A partir de 1 de Abril inclusive 0%

Nota: Não há reembolso em dinheiro

4.3 A inscrição regularizada inclui:

– Dorsal / Número Identificação / BIB

– T’shirt DNF, independentemente do número de voltas (mínimo uma volta)

– Lista pessoal de tempos por volta.

– Lote de fotografias do evento

– Diploma de participação.

4.4 Seguro

– A Organização contratualiza os seguros obrigatórios, conforme o Decreto-Lei n.º 10/2009 de 12 de janeiro, para este tipo de prova, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas.

– A participação de sinistro junto da seguradora deverá ocorrer até ao máximo de oito dias úteis à data do sinistro. Após esta data, a seguradora reserva-se o direito de não aceitar a referida participação.

– Todo e qualquer documento de despesas, relacionadas com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado (participante) e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.

– A Organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para efetuar a participação. Se o participante for por sua conta à procura de assistência hospitalar sem qualquer conhecimento da Organização, o seguro não será ativado e o participante terá de assumir 100% das despesas que incorrer.

– Embora a Organização forneça seguro para todos os participantes, é aconselhável que os mesmos tenham um seguro pessoal que cubra a prática de trail-running e que no momento da assistência, verifiquem qual o seguro mais vantajoso na cobertura das despesas, decorrentes da situação.

4.5 Direitos de imagem

– A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova, a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.), e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária, que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

4.6 Reclamações

– Todas as reclamações devem ser apresentadas por escrito, assinadas e entregues antes da cerimónia de encerramento, com as irregularidades demonstradas por imagens de vídeo ou fotografias ou testemunhas.

4.7 Interpretação do Regulamento

– Os participantes inscritos na Horizontes Backyard Ultra aceitam participar, voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade, na competição. Por conseguinte, isentam, renunciam, concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes, qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

– Todas as dúvidas sobre a interpretação do Regulamento e demais casos relacionados com a prova serão analisadas e decididas pela Organização do Evento.

– Compete exclusivamente à Organização aprovar qualquer correção que considere oportuna, a qualquer altura, a qual será divulgada na Internet, no site oficial do evento, no guia do participante e no secretariado.

– Caso o presente Regulamento venha a ser publicado noutros idiomas e em caso de dúvidas relativas à sua interpretação, o texto Português será o único considerado como válido.

– A Organização, em casos de mau tempo, e/ou por razões de segurança, reserva-se o direito de interromper, mudar horários, suspender ou cancelar a realização da prova na data e local previsto. Nestes casos, não haverá qualquer reembolso a fazer aos concorrentes das verbas já pagas ou aos patrocinadores.

– Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela comissão organizadora, de cujas decisões não haverá recurso.

– Fica estabelecido o Fórum da Justiça do domicílio da Organização.

5. APRESENTAÇÃO DA PROVA

A Horizontes Backyard Ultra é uma corrida oficial do calendário Backyard Ultra. Um conceito Americano criado por Lazarus Lake e que hoje se repete em muitos países. Este é também o organizador das famosas e lendárias Maratonas Barkley no Parque Natural Frozen Head do Tennessee.

O princípio desta corrida é muito simples. Completar uma volta (Loop) de 6.706 km no tempo máximo de 1 hora.

– A cada hora há uma largada/partida e todos têm que completar o “Loop” em menos de uma hora. Se alguém terminar antes, pode descansar enquanto espera o início do novo “Loop”. Exemplo: se completares o primeiro circuito em 45 minutos, terás 15 minutos antes da próxima partida. Se completares o circuito em 58 minutos, terás um intervalo de 2 minutos antes da próxima partida.

– O objetivo é fazer o máximo de voltas /horas.

– O vencedor é a última pessoa a completar o “Loop” a tempo. Se ninguém conseguir completar a última volta em menos de uma hora, essa edição ficará sem vencedor.

Porquê a distância de 6.706 km?

O que Lazarus Lake pretendeu foi que, após 24 horas, estivessem completadas um total de 100 milhas (quase 161 km).

A Horizontes Backyard foi uma das primeiras corridas do género realizadas em Portugal.

5.1 Ajuda externa

– A ajuda por terceiros só é permitida na área de descanso, que será logo ao lado da área de Partida/Chegada. Cada participante poderá ter toda a ajuda que desejar nesta área, mas não poderá ser auxiliado durante a volta ao percurso.

– As equipas de apoio terão um máximo de 2 pessoas, podendo a Organização a qualquer momento limitar apenas a 1 ou aumentar. Tudo dependerá do número de participantes ao longo de toda a corrida.

5.2 Dorsal | Peitoral

– Para efetuar o ‘’Check In’’ os participantes devem apresentar documento de Identificação.

– O secretariado estará aberto até 30 minutos antes do início.

– Recomendamos que o faças na véspera, e assim aproveitas para tirar dúvidas, conhecer os outros atletas.

– Todos os participantes serão informados da programação do evento por meio digital: e-mail, página web do evento e redes sociais. Em momento algum será produzida informação impressa em papel.

– O atleta deverá usar seu dorsal no início da corrida e guardá-lo até o final. Na ausência do número visível no início ou no final de cada volta, o participante será desclassificado.

– Os identificadores eletrónicos deverão ser colocados de acordo com a informação dada pela Organização. Caso isso não aconteça, e a leitura do identificador não seja feita, é considerado como volta não concluída e desclassificado.

5.3 Material obrigatório

– Calçado e vestuário adequado à prática de corrida fora de estrada e de acordo com as condições climatéricas. Os ténis de corrida em estrada adequam-se ao tipo de terreno, mas a opção de escolha é do participante.

– Luzes dianteiras e traseiras vermelhas das 20h00 às 7h30. Este horário poderá ser alterado pela Organização, sempre que as condições existentes o exijam.

5.4 Equipamentos altamente recomendados

– Telemóvel (Principalmente à noite ou quando existam poucos corredores em prova, pois minimiza o tempo necessário para prestar ajuda.)

– O restante material a ser utilizado em cada volta, é da responsabilidade do corredor, para o adaptar às circunstâncias existentes nesse dia e nessa hora. Na área de Partida / Chegada poderá ter um saco com tudo o que considerar necessário.

* É proibido o uso de bastões.

5.5 Cronometragem / Classificação / Premiação

– Só o total de voltas finais é considerado para a classificação. O tempo de cada volta é irrelevante. Será apenas informativo.

– A última pessoa a completar uma volta completa, em até 60 minutos, é declarada vencedora e o evento termina, o restante dos participantes são tratados como DNF.

– Se ninguém conseguir completar a volta final sozinho, a tempo, não será declarado o vencedor.

6. INFORMAÇÕES
6.1 Logística no local

– Cada prova pode durar vários dias e noites, dependendo da resistência dos participantes. Os corredores são independentes no que diz respeito à sua logística pessoal e podem levar consigo uma mala com todo o material que considerarem necessário, excepto bastões.

– Na área de Partida / Chegada há instalações sanitárias para uso exclusivo dos participantes.

6.2 Partidas

– Cada largada ocorre exatamente 1 hora após a partida anterior.

– No início, todos os participantes devem estar na Zona Inicial, caso contrário, será impossível iniciar a volta. Portanto, qualquer check-out tardio é proibido.

– Os participantes serão notificados do início de cada Loop, através de sinais acústicos: 3 minutos, 2 minutos e 1 minuto antes.

6.3 As Voltas | Loops

– Os participantes só podem sair do percurso para satisfazer necessidades fisiológicas e terão de regressar ao ponto de saída.

– Ajuda pessoal não é permitida durante a volta.

– Cada volta deve ser concluída dentro da hora estipulada, incluindo o da volta final.

– Estão proibidos o uso de meios artificiais, tais como bastões ou qualquer outro suporte, como bengalas.

– Os participantes mais lentos devem facilitar a passagem, sempre que necessário, aos mais rápidos.

– Qualquer desvio ao circuito marcado resultará na desqualificação do corredor.

– O circuito não estará fechado ao trânsito de veículos automóveis ou outros, pelo que, todos os participantes estão obrigados a cumprir as normas de trânsito rodoviário, responsabilizando-se por quaisquer infrações que venham a cometer, devendo respeitar a passagem de gado, pessoas e veículos.

6.4 Resgate / Saúde

– Os participantes devem ajudar-se. Caso ocorra algum problema e o corredor não consiga retornar à área de Largada/Chegada por seus próprios meios, deverá alertar a Organização que disporá dos meios de intervenção. Se a situação for grave, nunca deixe a pessoa ferida sozinha, sob qualquer circunstância.

– Qualquer violação dessas regras básicas de boa conduta pode ser sancionada com a eliminação do atleta que incorrer na violação.

– Qualquer membro da equipa médica, ou da Organização, pode interromper ou impedir a continuidade em prova de um participante que se considere não estar em condições de saúde físicas ou mentais adequadas para continuar. Se o corredor insistir em continuar, fá-lo-á por sua própria conta e risco e não será qualificado.

– Mesmo com um número ativo, os participantes correm sob a sua responsabilidade, o primeiro responsável pela sua segurança é o próprio corredor, a Organização coloca todos os meios para que a participação tenha o menor risco possível.

– Sempre que algum participante decide abandonar a corrida, a Organização deve ser notificada. Em caso de lesão ou impedimento para retornar por meios próprios à meta, será solicitada ajuda da Organização que administrará o resgate. Os números de telefone de contacto para emergências estarão impressos no número de identificação.

Programa

26/04/2024 – Sexta feira

Secretariado

18:00 – 20:00
Abertura do secretariado em Proença-a-Nova (local a ser informado no Guia do Participante)

20:30

Conversas à Mesa. Jantar convívio e conversas sobre tudo e todos.

27/04/2024 – Sábado

09:00 – 10:30
Secretariado em Proença a Nova.

10:00 – Partida para a primeira volta

Dia, … de abril, logo após o fecho da corrida, teremos a cerimónia de entrega dos prémios.

Resultados de anos anteriores

Posição Nome Sobrenome Dorsal Nat. M/F Tempo de Prova Yard Quilómetros Realizados
1 Hugo Alves 25 POR M 24:31:22 29 194,474
2 David Faustino 15 POR M 25:06:59 28 187,768
3 Zequiel Freitas 57 POR M 20:25:31 24 160,944
4 Alexandru Burca 51 MDA M 17:01:51 22 147,532
5 Sergio Catarino 7 POR M 17:33:09 19 127,414
6 Isabel Moleiro 16 POR F 14:45:56 18 120,708
7 Luiz Ramos 6 POR M 15:40:14 18 120,708
8 Cristiana Ferreira 58 POR F 12:49:36 16 107,296
9 Nuno Martins 68 POR M 13:17:53 16 107,296
10 Daniel Ferraz 59 POR M 12:27:24 15 100,59
11 Nuno Monteiro 67 POR M 12:47:48 15 100,59
12 Francisco Fonseca 48 POR M 12:52:59 15 100,59
13 Stevan Pavlovic 54 FRA M 10:44:11 13 87,178
14 Gabriel Silva 63 POR M 11:07:56 13 87,178
15 Mickael Reis 31 POR M 12:00:11 13 87,178
16 Nicola Reis 32 POR M 12:00:50 13 87,178
17 Pedro Silva 52 POR M 10:17:28 12 80,472
18 António Pimpão 66 POR M 07:43:34 10 67,06
19 Marco Vieira 62 POR M 08:28:56 10 67,06
20 André Nunes 65 POR M 07:28:42 9 60,354
21 Bruno Sousa 60 POR M 07:39:16 9 60,354
22 Jorge Gomes 69 POR M 05:55:05 8 53,648
23 Marco Caires 61 POR M 05:49:11 7 46,942
24 Luís Ferreira 18 POR M 06:13:00 7 46,942
25 Miguel Belo 55 POR M 04:05:10 5 33,53
Posição Nome Sobrenome Dorsal Nat. M/F Tempo de Prova Yard Quilómetros Realizados
1 Hugo Alves POR M 29:39:14 36 241,38
2 Jose Monsanto POR M 30:37:22 35 234,68
3 Antonio Quaresma POR M 26:47:02 33 221,27
4 Nuno Guimaraes POR M 26:32:18 32 214,56
5 Fabio Barbosa POR M 26:10:15 31 207,86
6 Andre Pereira POR M 24:35:38 30 201,15
7 Antonio Martins POR M 22:38:33 27 181,04
8 Alexandre Andrade POR M 24:07:28 27 181,04
9 Luis Ramos POR M 24:30:14 27 181,04
10 Antonio Aires POR M 22:52:22 25 167,63
11 Hugo Santos POR M 20:50:50 24 160,92
12 Vitor Leite POR M 17:49:21 21 140,81
13 Antonio Pinto POR M 16:02:57 19 127,4
14 Sergio Catarino POR M 16:44:14 18 120,69
15 Amaro Teixeira POR M 15:45:49 18 120,69
Posição Nome Sobrenome Dorsal Nat. M/F Tempo de Prova Yard Quilómetros Realizados
1 António Martins 43 POR M 33:45:32.930 34 228
2 António Pinto 46 POR M 32:50:59.220 33 221.29
3 António Quaresma 22 POR M 31:49:58.220 32 214.59
4 Hugo Alves 25 POR M 29:51:47.870 30 201.18
5 Sérgio Catarino 7 POR M 28:56:19.270 29 194.47
6 António Aires 11 POR M 27:59:07.930 28 187.76
7 André Pereira 13 POR M 24:48:57.270 25 167.65
8 David Faustino 15 POR M 24:55:03.370 25 167.65
9 Manuel Matos 38 POR M 23:43:12.20 24 160.94
10 Hélio Costa 23 POR M 23:47:37.670 24 160.94
11 Rogério Palmeiro 24 POR M 23:47:38.970 24 167.65
12 Isabel Moleiro 16 POR F 23:49:19.250 24 160.94
13 Alexandre Andrade 9 POR M 23:57:18.20 24 160.94
14 José Monsanto 10 POR M 23:57:18.320 24 160.94
15 Amaro Teixeira 19 POR M 19:55:32.480 20 134.12
16 Luis Ramos 6 POR M 19:57:16.950 20 134.12
17 Francisco Lemos 42 POR M 17:51:39.550 18 120.7
18 Bruno Fontão 40 POR M 17:52:47.430 18 120.7
19 Ezequiel Reis 41 POR M 16:54:45.130 17 114
20 Daniel dos Santos 30 FRA M 15:57:11.690 16 107.29
21 Antonio Andión 44 ESP M 14:50:41.400 15 140.82
22 Eva Hochbauer 17 ROU F 14:55:02.120 15 100.59
23 Luís Ferreira 18 POR M 14:56:00.780 15 100.59
24 Fábio Lamas 3 POR M 13:47:52.810 14 93.88
25 Antonio Amorim 47 POR M 13:49:30.790 14 93.88
26 Miguel Nunes 33 POR M 12:48:29.400 13 87.17
27 Paulo Roque 14 POR M 12:53:24.950 13 87.17
28 Bruno Augusto 77 POR M 12:57:23.910 13 87.17
29 Pedro Raposo 35 POR M 11:37:08.120 12 80.47
30 Luis Martins 29 POR M 11:41:08.440 12 80.47
31 Paulo Paredes 12 POR M 11:56:40.60 12 80.47
32 Mickael Reis 31 POR M 11:56:40.190 12 80.47
33 Nicola Reis 32 POR M 11:56:45.240 12 80.47
34 Rui Pedras 21 POR M 10:53:14.870 11 73.76
35 Manuel Rodrigues 39 POR M 09:38:50.80 10 67.06
36 Pedro Neves 36 POR M 09:49:29.40 10 67.06
37 Helder Baptista 37 POR M 09:51:40.390 10 67.06
38 Tiago Van Zeller 45 POR M 07:42:04.120 8 53.64
39 Pedro Bôto 20 POR M 07:47:40.850 8 53.64
40 Tiago Santos 50 POR M 07:47:45.270 8 53.64
41 Rui Luz 2 POR M 06:32:40.770 7 46.94
42 Jorge Serrazina 26 POR M 06:49:22.680 7 46.94
43 Kyrylo kryve 49 UKR M 06:51:26.190 7 46.94
44 Christian Maibohm 5 DEN M 06:55:44.510 7 46.94
45 Paulo Brito 8 POR M 04:43:31.10 5 33.53
46 Eduardo Pinto 4 POR M 02:56:54.730 3 20.11
47 Jorge Cerejeira 34 POR M 01:57:52.0 2 13.41
48 Cristóvão Martins 27 POR M 00:00:00.0 0 0
49 Luis Machado 28 POR M 00:00:00.0 0 0
50 Ioan Cuciula 48 ROU M 00:00:00.0 0 0
51 João Tomáz 88 POR M 00:00:00.0 0 0

FAQs

Qual a distância que o percurso tem de ter?

Oficialmente terá de ter 6706 metros. O primeiro objetivo é que no final da 24ª volta tenhas completado as 100 milhas num dia.

E o desnível positivo, qual é?

Nas duas edições anteriores rondava os 130 metros. O nosso objetivo, no futuro, é baixar esse desnível para valores bem mais baixos. Não é uma tarefa fácil, mas é possível.

Posso ter assistência no percurso?

Não.

Estão proibidas as ajudas por terceiros no percurso da corrida. Esse apoio só é possível na chegada e nos locais destinados pela Organização.

Quanto tempo tenho para completar a volta?

60 minutos.

As partidas serão sempre à hora certa e todos ao mesmo tempo. A nossa primeira volta está marcada para as 11h do dia 28/04/2023. Quem não estiver a essa hora, está fora da competição.

Há algum sinal para assinalar as largadas?

Sim.

Haverá três sinais sonoros aos 3, aos 2 e 1 minuto da saída para a volta. Quem não estiver no “curral” ao toque do sino, à hora certa, está desclassificado.

Quem vence a corrida?

Para venceres, terão de desistir todos os outros competidores. Ao ficar apenas um, esse elemento terá de completar a totalidade da volta dentro dos 60 minutos regulamentares. Se isso acontecer será declarado vencedor e todos os outros DNF.

… e se todos desistirem e o atleta finalista não concluir a distância dentro do tempo regulamentar ou abandonar a corrida?

Nesse caso serão todos DNF e não haverá vencedores.